Guia do Utilizador

 

GUIA DO UTILIZADOR DA BIBLIOTECA

Só deves entrar na Biblioteca quando tiveres uma atividade a realizar neste espaço. Concluída esta, é obrigatório que preenchas a respectiva ficha de ocupação e a deposites na caixa localizada à entrada.

REGRAS A RESPEITAR:

  • Entrar e sair ordeiramente;
  • Não falar em voz alta;
  • Não arrastar mesas nem cadeiras;
  • Não permanecer de pé;
  • Não comer.

 

Para evitar possíveis estragos, deves ter em atenção:

  • Nunca sujar, dobrar ou escrever sobre os livros/revistas;
  • Nunca decalcar figuras, gravuras ou mapas;
  • Nunca escrever notas nas margens;
  • Nunca sublinhar, mesmo que seja a lápis.

PRAZO DE REQUISIÇÃO

Podes requisitar até 3 obras para leres em casa. O prazo de entrega destas obras é o terceiro dia a contar da data de requisição. Findo este prazo, se ainda não tiveres terminado a leitura de uma ou mais obras, deves trazê-las e renovar a sua requisição. O prolongamento do prazo de requisição poderá ser interrompido a qualquer momento, desde que outro aluno esteja interessado em requisitar a mesma obra.

Sempre que um livro seja muito procurado e a Biblioteca não disponha de mais do que dois exemplares, o responsável por este serviço pode encurtar o prazo de leitura domiciliária.

A não devolução das obras no prazo estabelecido neste guia, fará com que não possas fazer requisições para leitura domiciliária, durante uma semana.

 

DOCUMENTOS NÃO SUSCEPTÍVEIS DE EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO

Há obras ou documentos que não podes requisitar para casa. É o caso das enciclopédias, dicionários, atlas, cassetes áudio e vídeo, CD’s, jogos e livros exemplares únicos.

 

RESPONSABILIDADE DO UTILIZADOR

Lembra-te sempre que és o responsável pelas obras que te foram pessoalmente entregues e que é proibido emprestá-las a quem quer que seja.

Se perderes, ou causares um estrago irremediável numa obra, cabe-te comprar um exemplar novo ou fazer a entrega, em dinheiro, do seu valor atual.

Consideram-se estragos irremediáveis:

  • cortes ou rasgões nas capas ou folhas;
  • falta de folhas, gráficos, quadros, fotografias ou estampas;
  • ilegibilidade dos caracteres devido a sujidade, riscos, calor ou humidade.

Nota: sempre que requisitares um livro deves folheá-lo com atenção e verificares se está em bom estado. Se verificares qualquer anomalia, deves dá-la a conhecer imediatamente ao responsável da biblioteca.

 

ÁREAS FUNCIONAIS DA BIBLIOTECA

Leitura informal:

À entrada da biblioteca está localizada a área de leitura informal. Só deves utilizá-la para leitura de revistas ou jornais. Não deves fazer dela uma sala de convívio.

Leitura de documentação ( livros)

Sempre que quiseres consultar um livro, tens acesso direto às estantes e armários.

Depois de retirares ou te servires de um livro não voltes a colocá-lo na estante ou armário. Deposita-o no carrinho e o responsável cuidará da sua arrumação.

Leitura de documentação ( vídeo)

Na Biblioteca, tens à tua disposição um posto individual de consulta vídeo. Podes ver televisão, ou visionar uma cassete vídeo, mas sempre com o uso de auscultadores.

Leitura de documentação ( audio)

Tens também à tua disposição 4 postos individuais de consulta áudio. Sempre que quiseres ouvir uma cassete audio ou um CD, podes fazê-lo recorrendo ao leitor de cassetes, ao mini-sistema de som e a um dos leitores de CDs, mas sempre com o uso de auscultadores.

Leitura Multimédia

Na Biblioteca existem 3 computadores e um scanner os quais deves utilizar, apenas, para a realização de trabalhos indicados pelos professores.

 

Sê um utilizador responsável. Cumpre as regras e indicações dadas neste guia.

 

Ver Guia do Utilizador em PDF